Ubajaras - CE
Fundada em 1915, com 30mil habitantes, localiza-se a 329 km de Fortaleza. Atrativos Naturais: Gruta de Ubajara, Cachoeira do Boi Morto, Bica do Cafundó, Cachoeira do Frade, Parque Nacional de Ubajara, Rio das Minas.
Produção: Café, banana, algodão, mandioca, cana-de-acúcar e feijão. Pecuária: bovinos, suínos e aves.

Gruta de Ubajara

Em pleno sertão cearense, existe um oásis: uma região de clima agradável e muito verde, que esconde riquezas, como a Gruta de Ubajara, que significa senhor da canoa. Esse nome se originou de uma lenda indígena na qual um cacique do litoral morou na gruta durante muitos anos. Intensamente visitada, a gruta já foi alvo de depredações, mas hoje está totalmente restaurada.

Parque Nacional de Ubajara

O Parque Nacional de Ubajara, localizado na Serra da Ibiapaba, no noroeste do Ceará, pertencendo ao município de Ubajara, foi criado em 1959 para proteger amostras de caatinga e floresta tropical no sertão cearense, além de um grande número de grutas e cavernas. Com 563 hectares, é o menor parque nacional do Brasil, mas um dos mais organizados.

O clima da região é tropical equatorial, com temperatura média de 20°C na serra e 26ºC na depressão periférica. A melhor época para visitar o parque vai de junho a dezembro, período seco. Em janeiro e fevereiro chove bastante, por isso o acesso à trilha que leva à gruta é suspenso.

O relevo recortado da chapada de Ibiapaba, onde se localiza o parque, apresenta precipícios, com grutas e cavernas e rochas calcárias cercados por muito verde.A flora se divide em duas formações predominantes: uma é semelhante à Floresta Tropical Amazônica, com espécies como o cedro, o babaçu e o pau-d`arco-amarelo; na outra, a caatinga, estão presentes o jatobá, o angico e o mameleiro. Representando a fauna, entre os mamíferos, há o mico-estrela, a raposa e o macaco-prego, além de répteis e aves.

O Parque Nacional de Ubajara apresenta uma vegetação exuberante, trilhas, cachoeiras e grutas. Mas sua maior atração é a gruta que lhe deu o nome, com 1120 m de extensão, dos quais 420m estão abertos ao público com o acompanhamento de guias. A gruta de Ubajara possui galerias e salas com formações de estatites e estalagmites, como a Pedra do Sino e a Sala das Sete Maravilhas. É possível chegar até ela de teleférico (1h) ou a pé (3h de trilha).

O Parque abre diariamente das 8 às 17h e o teleférico funciona até as 16h.

O parque possui Centro de Visitantes, com lanchonete e painéis explicativos, alojamento para pequenos grupos, teleférico e guias. Uma opção é a cidade de Ubajara, a 3 km do parque, com hotéis, restaurantes e pousadas.


Voltar