Crate˙s - CE
Fundada em 1832, com mais de 60.000 habitantes, localiza-se no Sertão dos Inhamuns, ficando a 347 km de Fortaleza. Ela possui vários sítios arqueológicos importantes.
Por localizar-se na região dos sertões do Ceará, Crateús apresenta clima semi-árido, com pluviosidade muito reduzida. Em certas épocas, há seca, e a situação só piora com o forte calor – eleva-se o índice de evaporação e reduz a disponibilidade de água no solo.
O "mergulho folclórico" é constituído de apresentações de grupos de Reisado, Bumba-meu-boi, Dança de São Gonçalo, cantorias, dramas e exposições de artesenato. Desafios de violas, concursos e prêmios animam o Festival de Repentistas de Crateús, que conta com a participação de violeiros até de outros estados.
Sua economia baseia-se na produção de algodão arbóreo e herbáceo, milho, mamona e feijão. Na pecuária: bovinos, suínos e aves. Foram registradas em suas terras a presença de Ametista, uma variedade do Quartzo e Jazidas de Hematita, um importante minério de ferro e de Cianita, e de Berilo utilizado na indústria de equipamentos espaciais e usinas atômicas.

Voltar