Campo Maior - PI
Localizada no norte do Piauí‚ a 84 Km de Teresina‚ Campo Maior surgiu das fazendas de gado Santo Antônio pertencentes ao fidalgo português D. Francisco da Cunha Castelo Branco. Em 28 de dezembro de 1889 foi elevada à categoria de cidade pelo primeiro governador republicano do Piauí‚ Gregório Taumaturgo Azevedo. Campo Maior foi o cenário da fase final das lutas pela independência do Brasil.

Em 13 de março de 1823 o município foi palco de uma sangrenta batalha travada às margens do rio Jenipapo‚ entre as forças do governador das armas do Piauí‚ Major João José da Cunha Fidié‚ e os independentes de Campo Maior. Fidié ganhou a Batalha do Jenipapo‚ mas perdeu a guerra contra a Independência. Os independentes - em menor número - enfrentaram as tropas portuguesas com armas rudimentares e instrumentos toscos. O ato de heroísmo ficou registrado para sempre. No local da batalha foi erguido um monumento em homenagem aos heróis do jenipapo.

O patrimônio histórico de Campo Maior é formado ainda pela Casa do Tombador‚ que serviu de abrigo para Fidié e as tropas derrotadas; o cemitério da Batalha‚ igreja matriz de Santo Antônio e a igreja Nossa Senhora do Rosário. O município apresenta uma vegetação de vastos carnaubais e forte vocação para agropecuária como a criação de gado‚ bode e ovelha.

Pelas ruas do centro é comum a exposição de grandes fardos de carne-de-sol nos bares‚ restaurantes e feiras livres. O artesanato é todo à base de couro e talos de bambu e carnaúba. No mês de junho acontecem os festejos de Santo Antônio‚ padroeiro da cidade; e a Maiorfolia‚ carnaval fora de época. Nesse período‚ Campo Maior recebe inúmeros visitantes de Teresina e de outros municípios vizinhos.

Voltar