Pedro II - PI
Está localizada a 223 quilômetros de Teresina‚ limitando-se com os municípios de Castelo do Piauí‚ Campo Maior‚ Piripiri‚ Piracuruca e o Estado do Ceará. Foi conhecida antigamente como Pequizeiro‚ Matões e‚ por último‚ ganhou a denominação de Pedro II‚ em 15 de agosto de 1858‚ em homenagem ao imperador do Brasil.

O clima de Pedro II é bastante agradável com temperaturas variando entre 28 a máxima e 18 a mínima. É um dos melhores climas do Piauí‚ ganhando‚ inclusive‚ o título de suíça piauiense.A cidade está encravada nos contrafortes da Serra de Matões onde encontra-se um talhado de aproximadamente 720 metros de altura denominado de Gritar‚ do qual se avista Piracuruca.

O subsolo de Pedro II é bastante rico em manganês e‚ principalmente‚ em opalas. Aliás‚ o município representa a única região de garimpo de opala da Amérca Latina‚ possuindo atualmente cerca de 30 jazidas‚ entre as ativas e as inativas. A extração das opalas constitui uma das principais atividades econômicas do lugar. O artesanato de Pedro II também é conhecido no mundo inteiro pela beleza de suas redes‚ tapetes‚ cortinas e outras peças de linha produzidas nos teares da cidade. Seu patrimônio histórico mais importante é o monumento a Pedro II.

Voltar