Piripiri - PI
Fundada em 1874, com 60 mil habitantes, Piripiri é considerada uma das mais bonitas e uma das mais desenvolvidas, promissoras e organizadas cidades do Piauí. Está localizada entre a Capital Teresina e o Litoral de Luiz Correia. Distante, em média, 170 Km destas duas maiores cidades do Estado. Muito conhecida pela hospitalidade, religiosidade e por ser uma Cidade limpa e fonte de atrações turísticas. Fundada por Pe. Freitas Piripiri tem o seu aniversário de emancipação política festejado em 04 de Julho.
Tem como principal ponto turístico o açude Caldeirão, que fica a 9 km do centro urbano de Piripiri. Com 16 km de extensão, serve como fonte de abastecimento, além de oferecer o melhor ponto de lazer para seus visitantes. A grandeza de suas águas proporciona agradáveis banhos nas manhãs de domingo e ótimas condições para a prática de esportes náuticos.
Piripiri também oferece outros atrativos. O Parque Municipal Cachoeira da Conceição, um ambiente agradável para ótimos passeios. O Sítio arqueológico de Buriti dos Cavalos com formações areníticas e um olho d'água cristalino formando uma pequena cascata com uma piscina natural.
Sua grafia primitiva era PERYPERY que significa capim-capim ou capinzal e, para outros, junco, arbusto encontrado perto de lagoas.
O museu de Perypery e o memorial Expedito Resende expõem significativas peças que retratam a história do município.

Voltar