O Circuito Nacional de Feira do Empreendedor de 2003 possibilitou a abertura de 2.031 novas empresas.
A informação consta do relatório da pesquisa de impacto realizada 90 dias após sete eventos do Circuito, que registrou um total de 87.237 visitantes.
A pesquisa foi feita após as feiras realizadas em Brasília, Rio Branco, Vitória, São Luiz, João Pessoa, Porto Alegre e Palmas. Foram entrevistados 6.615 visitantes e 366 expositores.
Mais da metade dos novos empreendedores aplicaram até R$ 5 mil na abertura do próprio negócio. A maioria dos novos empreendimentos está concentrada no comércio (53%); serviços (38%) e indústria (6%).
Segundo o relatório, o pequeno interesse demonstrado pelo agronegócio sugere e reforça a necessidade de um incentivo e estímulo para atividades ligadas à agricultura.
Dos entrevistados, 92% disseram que a participação na feira lhes acrescentou conhecimento. Deste total, 83% responderam que vão aplicar as informações no próprio desenvolvimento pessoal; 76% na abertura de um futuro negócio. Para 85% dos entrevistados as feiras oferecem um melhor conhecimento do mundo dos negócios, como também um maior conhecimento do Sebrae.
A pesquisa também mediu o grau de satisfação dos expositores, sendo que 81,4% deles informaram estar satisfeitos com os resultados decorrentes da participação na feira e 92,3% desejam permanecer como clientes em novos eventos promovidos pelo SEBRAE.
|